sábado, 4 de fevereiro de 2012

URINA E ÁGUA SANITÁRIA NÃO COMBINAM!







ALÔ PESSOAL!!!!!!

Voces devem ter lido ou visto nos jornais sobre o vazamento de gás em um curtume em MS, onde pessoas morreram e outras ficaram altamente intoxicadas.

O gás utilizado no curtume, em um dos processos de limpeza do couro dos animais abatidos e usados no frigorífico, é o gás cloramina.

Esse gás tem a seguinte formação:

O cloro, sob a forma de ácido hipocloroso, reage com a amônia presente na água formando as monocloraminas, dicloraminas e tricloreto de nitrogênio. As reações ocorrem mais rapidamente em valores de pH mais baixo, onde a concentração do ácido hipocloroso não dissociado é mais elevada.

Agora imagina em sua casa, voce tendo um surto de limpeza total ,usando hipoclorito de sódio ( alvejante tipo "candida" ) HClO, que é um sal derivado do ácido hipocloroso em um vaso sanitário com urina ou juntando naqueles azulejos encardidos, alvejante e um outro limpador doméstico como o "Ajax"( que contém amônia.)

Vai o alerta:

Esse alvejante doméstico( hipoclorito de sódio) nunca deve ser misturado a outros limpadores domésticos, especialmente àqueles que contenham amônia, nem ser utilizado para limpar respingos de urina (que se decompõe em amônia e dióxido de carbono) porque pode formar gases tóxicos, como cloramina e tricloreto de nitrogênio, que se decompõe violentamente em gás cloro e gás nitrogênio.

Portanto, antes de usar qualquer produto de limpeza lembre do curtume: um vazamento nas mangueiras( essa é a hipótese) provocou o escape desse gás cloramina que matou e intoxicou e voce pode fazer o mesmo misturando produtos sem ler antes os rótulos!

XQUIMICA DIVERTE E ADVERTE!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

BATOM- DÁ PARA FAZER EM CASA?




ALÔ PESSOAL!


Essa é para a mulherada que ama "batons" e todas as maquiagens que compõem uma necessaire feminina.

A fórmula é bem complicada para reproduzir em casa, mas vale a pena saber o que tem no batom que voce usa!

Vamos lá:


Óleo de mamona
Óleo de Vitamina E

Cera de carnaúba
Pedacinhos de cera de abelha

Óxido de ferro / mica / pigmentos C e D
Mica branca
Extrato de semente de uva
Óleos naturais com sabor
Lanolina
Rápida leitura termômetro
Tubos de batom ou potes


E como fazer?


As medidas estão em onças, mas é só fazer a conversão: 1 onça=28,5 ml


Coloque 2,8 oz de óleo de mamona em uma panela pequena sobre o fogão.Misture com 0,08oz de uma mistura de óxido de ferro, pó de mica, e os pigmentos D e C para o tom certo da cor que você deseja. Por fim, adicione 0,36 onça de mica branca ou qualquer outro pigmento para ajustar a cor ou gerar um efeito de geada.

Usando fogo baixo, aqueça os ingredientes e certifique-se que os pós são pulverizados antes de colocá-los na panela. Lentamente, adicionar pedacinhos de cera de abelha na panela e continue mexendo, e aquecendo lentamente. Adicionar 0,5 oz de cera de carnaúba e mexa a mistura.

Os acréscimos finais são 0,06oz de óleo de vitamina E ,mais 0,16 oz de lanolina.

Mexa até que tudo fique bem misturado e tudo tenha derretido.

Use um termômetro leitura rápida para monitorar a temperatura. ( não ultrapasse 170°C)
Retire do fogo e adicione algumas gotas de extrato de sementes de uva e algumas gotas do óleo sabor natural. Misture bem. Enquanto ainda líquido,qu despeje em tubos de batom ou potes . Deixá-lo endurecer.

Vamos deixar claro que essa receita é caseira e tem que ter muito cuidado na manipulação desses ingredientes que podem causar sérias queimaduras.O recipiente utilizado não deve ser usado para outros fins ( como cozinhar!)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MAKING OF DA RECICLAGEM DAS EMBALAGENS LONGA VIDA




ALÔ PESSOAL!


Chegando fevereiro,aulas começando e muito química vai rolar aqui no XQUIMICA
Vamos começar a pensar em reciclagem de uma maneira mais "adulta", focada, tentando não cair nas mesmices.

Quanto vejo artesanato feito com garrafas pet, embalagens longa vida, latas, vidros, fico pensando:

"Será mesmo reciclagem?"

Por que esse objeto elaborado deu uma outra utilidade ao que seria descartado, mas não impedirá de que um dia, esse objeto feito com qualquer um dos itens acima, vá parar nos rios, lixões,esgotos, bueiros da mesma forma.

Só vamos adiar esse dia,mas como eles não sofreram transformações químicas, continuarão a ser vidro, pet, lata.

Veja o exemplo: dia desses estava vendo TV e me chamou a atenção uma poltrona feita com 60 garrafas pet, mais uma quantidade absurda de fita para grudar tudo e tecido para revestir. Tá bom.

E quando essa poltrona não tiver mais utilidade?

Vai desse jeito, com todo esse material para o lixo?

Compare com esse Making of , que saiu no "Estado de São Paulo" no dia 26/outubro/2011:


Embalagens Longa Vida viram telhas após reciclagem


As embalagens longa vida sã ofeitas de papel cartão, alumínio e polietileno. Podem ser recicladas para a copnfecção de vários produtos como acima: carteiras, armários, telhas.

E como isso é feito?

Primeiro há separação do papel através de um equipamento chamado "pulper" que é um mega agitador que , com água, separa as fibras de papel das camadas de plástico e alumínio.

Veja que temos aqui uma separação mecânica. O papel retirado é reciclado e usado pela indústria para fazer caixas de papelão e tubetes, entre uma variedade enorme de outros produtos.

O plástico e o alumínio separados, são encaminhados, por exemplo, á fábrica de telhas onde são postos para secar.

Após a secagem todo o material é picotado.

O papel e o alumínio são cobertos por uma fina camada de fiklme plástico e depois prensados a quente, formando uma chapa que é colocadoa nos moldes, formando as telhas.

Essas telhas que podem ficar na cor original ou serem pintadas, oferecem conforto térmico e acústico, já que o alumínio reflete a luz e diminui a transmissão de calor no meio ambiente.

Tem alta durabilidade e todo o processo é altamente viável.

Vamos falar muito de sustentabilidade , que envolve não só o processo final mas toda a empresa a partir do gerenciamento de empregados, preços, conforto e nível de responsabilidade com o entorno, sejam ele árvores ou pessoas.

foto:ydealtecnologia.com.br

Arquivo do blog