sábado, 11 de dezembro de 2010

ADRENALINA E ANESTÉSICOS


ALÔ PESSOAL!!!!!!!
Ontem passei por uma experiência classificada( por mim) de "não boa "
Extraí dois dentes molares ( motivo : infeçcões).
para tanto foi aplicado um anestésico que continha um vaso constrictor , adrenalina aí do lado.
Como????????????
Meu organismo não gostou dessa anestesia!Ritmo cardíaco alterado, respiração nas alturas..

Enfim, fiquei muito curiosa para saber o porquê!

Encontrei um estudo sobre anestésicos odontológicos:

Os anestésicos locais são drogas que interromperão a condução, quando absorvidas pelo nervo.
O bloqueio das fibras que transmitem a sensação da dor resulta apenas em analgesia regional. Analgesia geral, significa a perda da sensibilidade à dor no corpo inteiro, e analgesia local é a perda da sensibilidade à dor em uma região limitada.

Os anestésicos locais usados na Odontologia podem ser divididos em dois grupos:
Ésteres e Amidas
1-Grupo Ésteres
Benzocaína (somente tópica)
Procaína (Novaina)
Propoxicaina (Navocaína)----------------->



2-Grupo Amida
Bupivacaina (Marcaina)
Lidocaina (xilocaina)
Mepivacaina (Carbocaina) ---------------------------------------------->
Prilocaína (Citanest / Citocaina)


Vasoconstritor
O efeito final da ação dos vasoconstritores é prolongar a duração do anestésico local, enquanto que reduz simultaneamente sua toxicidade e aumentando sua eficácia e segurança.

Os vasoconstritores agem sobre os receptores alfa e beta . A estimulação dos receptores alfa produz excitação e a estimulação dos receptores beta causa efeito oposto.
Os receptores beta encontram-se predominantemente no coração, intestino delgado, brônquios e leitos vasculares, produzindo aumento no ritmo cardíaco e força de contração, produzem vasodilatação e broncodilatação.
Nas reduzidas entidades comumente usadas em odontologia, somente as arteriolas das áreas vizinhas à injeção devem ser grandemente afetadas pelos vasoconstritores.
A noradrenalina e a adrenalina, em quantidades maiores, acima daquelas indicadas para as injeções dentárias, diferem em seus efeitos sistêmicos. A noradrenalina atua mais nos receptores a , e a adrenalina atua nos receptores alfa e beta .(http://www.angelfire.com/)

Entào encontrei a resposta: no anestésico foi usada adrenalina ( fórmula acima) para comprimir os vasos sanguineos evitando uma hemorragia e ajudando na eficácia do anestésico.
Mas saber disso não diminuiu meu mal estar!!!!!
Estou fazendo essa postagem com cara de lua cheia! Cheia de pontos!
Mas mesmo assim achei "tilindinhas' as fórmulas das substancias acima!!!!!!!Veja amidas, ésteres, saltando aos seu olhos!

( imagens:http://www.diaadia.pr.gov.br e http://www.supletivounicanto.com/ )

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

LA TOUR EIFFEL


ALÔ PESSOAL!!!
Como estào?
Povo do Enem, prova amarela avariada, atenção: novo exame dia 15/12! Procure informações no site do Enem quanto ao local da prova.
Mas vamos amenizar esa quinta feira... fim de semana chegando, e porque nào falar de ...Paris?
Um dos maiores símbolos franceses está na capital parisiense: la Tour Eiffel!
Leia abaixo:
A Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exibição Universal de 1889, em Paris, realizada na data do centenário da Revolução Francesa. Uma estrutura revolucionária para a época. Ainda hoje, é um dos principais símbolos de Paris e da França.

A Torre levou dois anos para ser concluída e foi inaugurada pelo Príncipe de Gales que, posteriormente, tornou-se o Rei Eduardo VII do Reino Unido.
Até a época da construção da Torre Eiffel, a edificação mais alta erguida por seres humanos era a Grande Pirâmide de Quéops, no Egito, com 138 metros de altura e quase cinco mil anos de idade. A Torre Eiffel permaneceu como a construção mais alta do mundo até 1930.
A Torre tem 300 metros de altura. Somando-se a extensão da antena, a altura total da Torre é de 320,75 metros. Seu peso total é de sete mil toneladas, incluindo 40 toneladas de tinta. Possui 15 mil peças de aço e 1652 degraus até o topo. Felizmente, um sistema de elevadores também foi instalado.

Materiais utilizados e peso : ferro forjado erigido sob a forma de cruzadilhos de 18.038 peças fixadas por 2.500.000 bordas de ferradura. A estrutura da obra-prima de Gustavo Eiffel é muito arejada e resiste ao vento.
Isso tudo para voce saber que:
Devido às nevascas que tem ocorrido em toda Europa,a Torre Eiffel foi fechada para a visitação de turistas por volta do meio-dia ( dia 8/12/2010) informou a assessoria de imprensa do monumento. Funcionários disseram que não podem espalhar sal no chão da torre !!!!!!!!!
E,se o sal é utilizado para "derreter" a neve, por que não jogá-lo na torre?
Por que ela tem ferro em sua estrutura !
Imagina o tamanho da corrosão entre o ferro e água salgada!!!!
(foto da construção da torre:www.portalsaofrancisco.com.br)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NIÓBIO NA MIRA DOS AMERICANOS


ALÔ PESSOAL!!!!!!!
ESTÁ NA MÍDIA, É QUÍMICA, ESTÁ NO XQUIMICA!
Ao lado voce vê uma amostra de nióbio.
É um elemento químico?
Claro, nice people!
O nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb , número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atómica 92,9 g/mol. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 ou VB da classificação periódica dos elementos. O nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Tântalo — que por sua vez deu nome a outro elemento da família 5B, o tântalo.
É usado principalmente em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos. Nas condições normais é sólido.
Foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett ( wikipédia
)
Onde é usado? por que estou falando nele?
O mega portal de "fofocas diplomáticas"WikiLeaks publicou um documento que indica que os EUA são dependentes do nióbio extraído em solo brasileiro.O governo americano se preocupa com a segurança das minas no Brasil, uma vez que nosso país detém 98% das reservas e 91% da produção do minério.
Outros elementos químicos são o manganês ( também incluso na lista de ouro dos EUA) e o ferro.
Para entender:
O elemento nunca foi encontrado livre na natureza. É encontrado em minerais tais como niobita (columbita) (Fe, Mn)(Nb, Ta)2O6, niobita-tantalita [(Fe, Mn)(Ta, Nb)2O6], pirocloro (NaCaNb2O6F ), e euxenita [(Y, Ca, Ce, U, Th) (Nb, Ta, Ti)2O6]. Minerais que contém nióbio geralmente contém também o tântalo.
Grandes depósitos de nióbio foram encontrados associados a rochas de carbono – silicatos, e como constituinte do pirocloro.
É usado para a fabricação de peças inoxidáveis e em ligas de metias não-ferrosos, como as utilizadas nos gasodutos e oleodutos.
Também é largamente utilizado em indústrias nucleares.
Grande quantidade de nióbio é utilizada em superligas para a fabricação de motores de jatos e subconjuntos de foguetes- equipamentos que necessitam de alta resistencia à combustão.
( O Estado de São Paulo, 7/12/2010 )
Entendeu a importancia de um nióbio?

domingo, 5 de dezembro de 2010

TAMANHO RELATIVO

OLÁ PESSOAL!!!!!!
Desculpem por passar a semana sem postar, mas sabe, fim de ano e escola 'são dois itens conflitantes!!!!!!
Conselhos, recuperações, reuniões e outros "ões "!!!!!!!
Mas abaixo segue um link que vale a pena ser visto: como o tamanho, de qualquer coisa, é relativo!
Divirtam-se!

Clicar no quadrado azul e mover lateralmente.
http://primaxstudio.com/stuff/scale_of_universe/--

Arquivo do blog