quinta-feira, 26 de junho de 2008

COMO FUNCIONA O LHC

LHC- SUPER ACELERADOR DE PARTÍCULAS


BOM, PESSOAL, AÍ EM CIMA ESTÁ UM ESBOÇO DO TAMANHO DO SUPER ACELERADOR DE PARTÍCULAS, LHC.
PODEM VER QUE O TAMANHO É DE 27 KM, FAZENDO UMA VOLTA ENORME.( ENTRE SUÍCA E FRANÇA)
COM ESSA "COISA" OS CIENTISTAS QUEREM RECRIAR OS PRIMEIROS MILIONÉSIMOS DE SEGUNDOS APÓS O BIG BANG. E VER, SE NA PRÁTICA, A TEORIA DA FORMAÇÃO PELA UNIÃO DE VÁRIAS PARTÍCULAS, FORMANDO A MATÉRIA É VERÍDICA!
VEJAM : O LHC VAI ACELERAR PROTONS A 99,9% DA VELOCIDADE DA LUZ.
SEGUNDO A EQUAÇÃO DE EINSTEIN : E = MC2 , SE FORNECER ENERGIA PARA OS PROTONS, ESSA ENERGIA PODE SER CONVERTIDA EM MATÉRIA!
E É ESSA MATÉRIA , FORMADA, QUE OS FÍSICOS VÃO ESTUDAR.PARA EVITAR QUE AS PARTÍCULAS BATAM EM MOLÉCULAS DE AR, O LHC FUNCIONARÁ COM UM VÁCUO DE 10 -13 ATM , COMPARÁVEL AO VÁCUO ESPACIAL.
IMÃS GIGANTES VAÕ MUDAR AS TRAJETÓRIAS OS PROTONS PARA QUE ELES COLIDAM!!!!!!!!!!!
ESSE SUPER ACELERADOR COMEÇA A FUNCIONAR EM OUTUBRO, MAS TEM UMA QUESTÃO, EMBORA REMOTA: SE TEM CAPACIDADE DE RECRIAR MATÉRIA, ENTÃO TAMBÉM TEM A CAPACIDADE DE FORMAR OS TEMIDOS BURACOS NEGROS, SUGADORES DE TODA ENERGIA!!!!!!!!!!!!!!!
DURMAM, SE CONSEGUIREM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 24 de junho de 2008

SILÍCIO - A IMAGEM!

COISA MAIS DARTH VADER!!!!!!!

SILÍCIO- O ELEMENTO!

NÃO TENHA PREGUIÇA E LEIA TUDO SOBRE O SILÍCIO!!!!!!!

O silício é um elemento químico de símbolo Si de número atômico 14 (14 prótons e 14 elétrons) com massa atómica igual a 28 u. À temperatura ambiente, o silício encontra-se no estado sólido. O silício é o segundo elemento mais abundante da face da terra, perfazendo 25.7% do seu peso. Aparece na argila, feldspato, granito, quartzo e areia, normalmente na forma de dióxido de silício (também conhecido como sílica) e silicatos (compostos contendo silício, oxigênio e metais). O silício é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones, que são substâncias plásticas muitas vezes confundidas com o silício.
Pertence ao grupo 14 ( 4A ) da Classificação Periódica dos Elementos. Se apresenta na forma de pó ou cristais azuis prateados.
Suas propriedades são intermediárias entre as do carbono e o germânio. Na forma cristalina é muito duro e pouco solúvel, apresentando um brilho metálico e uma coloração grisácea. É um elemento relativamente inerte e resistente à ação da maioria dos ácidos. O silício transmite mais de 95% dos comprimentos de onda das radiações infravermelhas.
É utilizado para a produção de ligas metálicas, na preparação de silicones, na indústria cerâmica e, por ser um material semicondutor muito abundante, tem um interesse muito especial na indústria eletrônica e microeletrônica, como material básico para a produção de transistores para chips, células solares e em diversas variedades de circuitos eletrônicos. Por esta razão é conhecida como Vale do silício a região da California ( EUA ) onde estão concentrados numerosas empresas do setor de eletrônica e informática.
O silício é um elemento vital em numerosas indústrias. O dióxido de silício, areia e argila são importantes constituintes do concreto armado e azulejos ( ladrilhos ), sendo empregadas na produção do cimento Portland.
Outros importantes usos do silício são:
Como carga em materiais de revestimento e compósitos de cimento, como cerâmicas.
Como elemento de liga em fundições.
Fabricação de vidro e cristais para janelas e isolantes, entre outros usos.
O carboneto de silício é um dos abrasivos mais importantes.
Se usa em lasers para a obtenção de luz com um comprimento de onda de 456 nm.
O silicone se usa em medicina para implantes em próteses e produção de lentes de contato.
O silicone é usado para fabricação de chupetas.
( informações retiradas da wikipédia)

segunda-feira, 23 de junho de 2008

AREIA SILICADA PARA FAZER O VIDRO

VOCES DEVEM TER PERCEBIDO, QUE ALÉM DA AREIA SILICADA , O VIDRO LEVA OUTRAS SUBSTÂNCIAS, INCLUSIVE VIDRO MOÍDO ( RECICLAGEM ).
AGORA, POR QUE EU COLOQUEI UM VIDEO DE VIDRO?
PORQUE VAMOS AO SILICIO!!!!!!!
AFINAL , SE EU FOR SÓ ESCREVER SOBRE O CARBONO, VAMOS FICAR O ANO TODO E MAIS UM POUCO!
ENTÃO, RETORNADO À TABELA PERIÓDICA, FAMÍLIA 4A, COMI SIRI GELADO SEM PROBLEMAS!
MAS EU NÃO ESQUECI DA SÉRIE MISTÉRIOS!!!!
VOCES VÃO VER O PRÓXIMO: A CIDADE PERDIDA DOS INCAS... COMO FOI CONSTRUIDA?
PROXIMO BLOG!!!!!!!!!

VEJA COMO SE FABRICAM GARRAFAS DE VIDRO!

domingo, 22 de junho de 2008

NOTÍCIA INTERESSANTE: GASTRONOMIA MOLECULAR


PODEM DISCUTIR O QUE QUISEREM, MAS QUÍMICA MOVIMENTA O MUNDO!

VEJA SÓ ESSAS PÉROLAS DE MARACUJÁ. FEITAS PELO VITOR HUGO, DO BLOG ABAIXO.

SEM DÚVIDA, ELE RECORREU ÀS TECNICAS QUÍMICAS DE MUDANÇAS DE ESTADO PARA CHEGAR NESSE RESULTADO.( RIMOU E NÃO TIVE CULPA!)NÃO É À TOA QUE O RAMO DELE SEJA FARMÁCIA E CULINÁRIA!

"O caviar da foto é um teste para ver se dava certo ou não. A técnica utilizada surrupiei do vídeo feito pelo chef Xavier Pauly que usa ágar ou kanten, como é conhecido na culinária oriental.
O ágar é uma substância com poder geleificante, mas não é gelatina! Ao contrário dela, ágar é de origem vegetal (extraída de uma variedade de algas), classificado como carboidrato (do tipo polissacarídeo). Enquanto, gelatina é feita basicamente de proteínas.
Para fazer é bem simples, a quantidade de ágar ficam em torno de 1-1,5%. Ou seja, para cada 100mL de líquido deve-se adicionar 1g de ágar. Misturar bem, levar ao calor até dar uma fervida… e modelar. Lembre-se: fica “sólido” quando atinge 30-40°C. Está certo que dessa vez tive que usar uma colher para ir gotejando, demorou. Não tinha a bisnaga na loja.
Nessa técnica para preservar o formato de esferas, o líquido foi gotejado em azeite mesmo estando em temperatura ambiente foi suficiente para resfriar. Pode deixar por alguns segundos e depois transferir para água sem problema algum."( texto extraído do blog prato fundo- agradecimentos!)

Arquivo do blog