quarta-feira, 20 de abril de 2016

ÍONS MAIS ÁGUA = TUDO PODE ACONTECER!

ALÔ PESSOAL!!
Sempre é bom dar uma revisada no conteúdo, então falaremos sobre precipitações que ocorrem com determinadas reações.
A página do Facebook , Chemistry Lovers traz muita coisa interessante e a foto postada também pertence à página.





Começando pelo cálcio:
 Ca+2, junto com água forma hidróxido de cálcio e dispersão opaca que é a cal apagada, cal hidratada ou ainda, cal extinta. Hidróxido de cálcio é uma base inorgânica de fórmula química Ca(OH)2, formada pela junção do cátion Ca2+ e dois ânions OH- (hidróxido). Em condições ambientes, se apresenta no estado sólido, de cor branca, pouco solúvel em água.


Mg+2 dispersa menos e forma o hidróxido de magnésio, conhecido como leite de magnésia .O hidróxido de magnésio é uma base fraca, cuja fórmula química é Mg(OH)2, sólido em condições ambientes, de cor branca, pouco solúvel em água.


Cu+2 dá uma coloração azulada e forma um precipitado de hidróxido de cobre.Apresenta-se como um sólido gelatinoso azul pálido. Algumas formas de hidróxido de cobre (II) comercializadas como "estabilizadas", são normalmente uma mistura de hidróxido de cobre (II) e carbonato de cobre (II). Estas são frequentemente de coloração mais verde.


Fe+2 dá uma coloração marrom escura, cujo precipitado será  hidróxido de ferro II.              O hidróxido de ferro II ou hidróxido ferroso é uma base que contém íons Fe(+2) ligados por ligação iônica a 2 íons OH(-). Sua fórmula é Fe(OH)2. Trata-se de um composto sólido insolúvel em água, levemente gelatinoso e branco (mas geralmente se apresenta como verde-sujo devido à oxidação e contaminação com um pouco de Fe(OH)3).


Fe +3 já tende para uma coloração meio amarelada, e seu precipitado também vem nessa cor, hidróxido de ferro III. O hidróxido de ferro III ou hidróxido férrico contém um íon Fe(+3) e 3 OH(-), sua fórmula é Fe(OH)3. è um sólido insolúvel em H2O, gelatinoso, de cor marrom. Ele forma grande parte da ferrugem, é mais estável que o Fe(OH)2.


Co+2 começa com uma  coloração lilás e depois forma um precipitado mais azulado de hidróxido de cobalto.O hidróxido de cobalto apresenta-se sob a forma de cristais rômbicos cor-de-rosa - vermelhos, é insolúvel em água fria, mas solúvel em ácidos.


Ni+2 tem uma cor verde bem característica, pode ser vista em testes de chama, e seu precipitado é de hidróxido de níquel.Apresenta-se como um pó de cor verde, insolúvel em água, não inflamável e, em condições normais, estável. Ele é utilizado em baterias recarregáveis de níquel cádmio.


Mn+2 deixa um precipitado de hidróxido de manganês bem aglomerado e branco-sujo.


Cr+3 é meio acinzentado, formando um precipitado de hidróxido de cromo.composto inorgânico de fórmula química Cr(OH)3. É utilizado como pigmento, mordente e catalisador para algumas reações orgânicas




Ag+ prata e água não se misturam... então essa aglomeração que você vê é precipitado de hidróxido de prata.É um composto instável que parece existir apenas em pequenas concentrações em solução. Tem tendência para se converter em óxido de prata, substância totalmente inodora e totalmente incolor.


Zn+2 tende a formar um aglomerado leitoso de hidróxido de zinco.Hidróxido é um composto químico inorgânico de fórmula Zn(OH)2. Pode ser encontrado na natureza na forma de três minerais raros: wulfingita , ashoverita e sweetita .


Pb+2 já precipita direto na forma de hidróxido de chumbo, branco e arenoso.O chumbo pode ser encontrado na água potável através da corrosão de encanamentos de chumbo. Isto é comum de ocorrer quando a água é ligeiramente ácida Este é um dos motivos para os sistemas de tratamento de águas públicas ajustarem o pH das águas para uso doméstico. O chumbo não apresenta nenhuma função essencial conhecida no corpo humano. É extremamente danoso quando absorvido pelo organismo através da comida, ar ou água.


Al+3 forma um precipitado floculado de hidróxido de alumínio. Essa propriedade de floculação é usada no tratamento de água, quando esses flocos aderem à sujeira e leva tudo para o fundo, formando um lodo.
fontes: Wikipédia,Infoescola,Mundo Educação





Arquivo do blog