quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

BOLO DE CENOURA ( CAROTENO)

ESSE É O RESULTADO FINAL!






OLÁ PESSOAL!!!!!!!!

Faz tempo que a cozinha do XQUIMICA está inativa!Vou corrigir isso agora !
Vamos ao bolo de conoura, seguindo a regra de que esse legume possui caroteno ( é só observar a cor alaranjada...)
Prefiro descascar as cenouras, uso tres médias. E tres ovos com uma xícara de chá de óleo de soja ou canola. Bato tudo no liquidificador.Fica uma bela massa laranja . Veja nas imagens na cozinha do XQUIMICA.
Depois em outro recipiente coloque 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de açúcar e 1 colher de sopa de fermento em pó.
Misture muito bem e acrescente a massa do liquidificador. Asse em forma untada, forno quente, a 250°C.
Quando estiver douradinho, está no ponto.
Voce pode polvilhar canela com açúcar e servir assim... mas uma caldinha básica de chocolate fica muito bom!!!!!!!!!
O que não falta é reação química nesse bolinho!!!!!!!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CAROTENO X BRONZEADOR

OLÁ PESSOAL!!!!!!!!
Voltamos às lindinhas fórmulas !Acima um caroteno em sua plena forma física e química!
Como estamos em pleno verão e calor total, tem muita gente querendo se bronzear!
Mas como obter a cor certinha e bonitinha?
O beta-caroteno é um dos mais de 600 caratenóides existentes na natureza conhecidos. Os caratenóides são os pigmentos que vão do amarelo ao vermelho e que estão distribuídos generalizadamente entre as plantas. Cerca de 50% destes podem potencialmente fornecer atividade de vitamina A, sendo assim referidos como caratenóides de provitamina A. O beta-caroteno é a mais abundante e a mais eficaz provitamina A nos nossos alimentos.
Em teoria, uma molécula de beta-caroteno pode ser clivada em duas moléculas de vitamina A. No entanto, no interior do corpo, o beta-caroteno é apenas convertido parcialmente em vitamina A sendo o resto é armazenado. Além disso, a proporção do beta-caroteno convertido para vitamina A no corpo é controlado pelo estado de vitamina A e como tal não pode causar a toxicidade da vitamina A nos humanos. Provas disponíveis atualmente sugerem, que para além de ser uma fonte segura de vitamina A, o beta-caroteno desempenha vários papéis biológicos importantes que podem ser independentes do seu estado como provitamina.
Principais fontes na natureza
As melhores fontes de beta-caroteno são os vegetais e frutas de forte tom amarelo/laranja e os vegetais de folhas verde escuras:
Vegetais amarelos/laranja – cenouras, batatas-doces, abóboras.
Frutas amarelo/laranja – alperces, meloas, papaias, mangas, carambolas, nectarinas, pêssegos
Vegetais de folhas verde escuras – espinafres, brócolis, endívias, couve, chicória, escarola, agriões e as partes verdes de linho, nabos, mostarda, dente de leão.
Outras boas fontes vegetais e frutas – abóbora menina, aspargos, ervilhas, ameixas.
O conteúdo em beta-caroteno de frutas e vegetais pode variar dependendo das estação e do grau de amadurecimento. A biodisponibilidade do beta-caroteno a partir das frutas e vegetais, depende do método de preparação antes da ingestão. Assim, quaisquer indicações relativas ao conteúdo em beta-caroteno dos alimentos são, deste modo, apenas valores aproximados.
Na pequena lista seguinte, o conteúdo em beta-caroteno é dado por 100g de substância ingerível.
Vegetais: cenouras (6,6mg), agriões (5,6mg), espinafres (4,9mg), brócolis (1,5mg), Frutas: mangas (2,9mg), melões (2,0mg), alperces (1,6mg), pêssegos (0,5mg).
O principal pigmento presente no leite é o caroteno, que pode chegar a conferir coloração amarelada ao leite.
Sua fórmula química é C40H56, sendo um hidrocarboneto lipossolúvel.
E o que o bronzeado tem a ver com isso?
A cor bronzeada deve-se à oxidação, causada pelos raios de sol, em um pigmento existente na pele, chamado melanina.
A melanina é sintetizada a partir de um aminoácido , a tirosina , por ação da tirosinase, através de inúmeras reações químicas.
A oxidação que ocorre tem a finalidade de proteger as células de reprodução da pele, localizadas em camadas mais inferiores.
Para um bronzeado mais eficaz:
Uso de estimuladores da produção de melanina (iniciar uso 1 mês antes): comer frutas, legumes e verduras amarelos ou vermelhos ; fazer gomage e usar cremes com unipertan, tyrosilane C , unitan , óleo de cenoura , óleo de urucum , dihidroxiacetona , eritrulose.
OLHA O BRONZEADO LARANJA, AÍ GENTE!!!!!!!!!
XQUÍMICA VERSÃO MELANINA!
(fontes:http://www.portalsaofrancisco.com.br;fcfar.unesp.br;www.vitaminas.bayer.pt)

domingo, 30 de janeiro de 2011

PROTEÍNAS E NEURÔNIOS

OLÁ PESSOAL!!!!!!
Com esse calor, como é difícil manter uma alimentação saudável!!!!!!
Vontade de muitos líquidos, sorvetinhos bem geladinhos, aquele refri muito bom... mas precisamos pensar na nossa saúde e ingerir proteínas que estão em alimentos como aí do lado.
Sei que nào é fácil encarar um mega prato do trio "arroz + feijão + carne" nessas temperaturas estratosféricas, mas algumas proteinazinhas voce precisa ingerir, porque sem elas os neurônios morrem, coitadinhos!
Leiam esse estudo feito pela USP em colaboração com a Universidade de Liverpool:
( imagem:http://www.ibb.unesp.br)
Uma dieta pobre em proteína provoca a atrofia e a redução dos neurônios do gânglio celíaco, uma parte do sistema nervoso simpático fundamental. É ele que inerva os neurônios da parede do intestino delgado, porção que realiza os movimentos peristálticos e o controle da absorção de nutrientes. A falta de proteína na alimentação também é responsável pela morte dessas células nervosas, constataram pesquisadores da Universidade de São Paulo em um estudo feito em colaboração da Universidade de Liverpool, da Inglaterra.Segundo a nutricionista do Grupo de Apoio Nutricional Enteral e Parenteral (Ganep), Isis Tande da Silva, 15% da ingestão diária de alimentos deve ser constituída de proteínas. Peixe, soja e grão de bico são, segundo a especialista, fontes de proteínas.
"Elas são extremamente importantes, já que são utilizadas na formação de toda estrutura do corpo e na regulação de várias reações fisiológicas. O único cuidado a ser tomado é que alguns alimentos ricos em proteínas, como carnes vermelhas e leite, são ricos em gordura saturada", explica. As proteínas são compostos hidrosolúveis. "Dessa forma, quando comparada à digestão das gorduras, insolúveis em água, sua digestão ocorre de forma mais rápida e fácil", diz. Isis afirma que os três macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) devem ser consumidos durante todo o dia, distribuídos entre as refeições. "O fundamental é que estejam presentes na dieta, juntamente com vitaminas e minerais presentes em frutas e verduras, constituindo assim uma alimentação saudável", destaca.

Digestão da proteína
Isis explica que as proteínas têm sua digestão iniciada no estômago. "Ao longo de todo o trato gastrintestinal, enzimas proteolíticas atuam de modo a reduzi-las a aminoácidos. Assim, monossacarídeos e aminoácidos são absorvidos nas células intestinais", afirma.
No total, são 23 aminoácidos. Desses, quinze podem ser sintetizados pelo próprio corpo, enquanto oito devem vir dos alimentos. Uma dieta rica em frutas, verduras, nozes, sementes, brotos ou legumes, garante os oito aminoácidos necessários. O conteúdo de aminoácidos utilizáveis nos vegetais é muito superior ao encontrado em alimentos de origem animal. No entanto, o calor do cozimento coagula ou destrói muitos aminoácidos que perdem sua função para o uso do corpo. Por isso, prefira sempre alimentos frescos. (
http://yahoo.minhavida.com.br)
Agora pensem comigo: proteínas são formadas por aminoácidos.

Os aminoácidos são funções organicas formados por amina + ácido carboxílico.
Quer química mais química que isso????????

Arquivo do blog